Óleos usados, que rotineiramente são dispensados em pias de cozinhas e acabam por poluir córregos e rios – matando fauna e flora, passam a ter um novo destino, a Secretaria de Turismo de Cuiabá – SMT, graças a uma parceria fechada junto a Biofour Reciclagem que idealizou o projeto na ‘Na Pia Não’.
Segundo o coordenador e turismólogo da SMT, João Eduardo Sá, com a cooperação tanto o Museu do Rio, situado na Orla do Porto I na avenida Manuel José de Arruda, quanto o Museu da Caixa d´água, Velha, localizado na Rua Comandante Costa passam a ser Ecopontos de coleta.
“Essa preocupação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo é para conscientizar a população, quanto ao descarte correto do óleo de cozinha usado. Algo que iria para os nossos córregos e rios trazendo prejuízos ambientais, por vezes irreversíveis, passará por meio dessa parceria, a ter uma destinação ecologicamente correta. Por essa razão, queremos convocar a população e os atores do Trade Turístico para nos auxiliar nessa conscientização que coloca Cuiabá no rol dos protetores do meio ambiente – trazendo boas impressões em nossos turistas”, enfatizou o coordenador.
Celebrando a parceria, o sócio proprietário da Biofour Reciclagem, Lucas Portocarreiro explicou que os óleos de cozinha descartados nos ecopontos serão coletados, tratados e transformados em recursos úteis. “O Na Pia Não é mais que um projeto, além de trazer comodidade aos lares, afinal o óleo deixará de entupir pias e tubulações, ele é recolhido e tratado e, posteriormente, recebe uma destinação correta. Essa é nossa missão, transformamos a preocupação com o dano que esse óleo traz ao meio ambiente em ação e recursos úteis”, destacou.
Conforme o secretário Lincoln Sardinha, a parceria com a Biofour faz com que a Prefeitura de Cuiabá siga à passos largos rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustáveis (ODS) firmados pelo prefeito Emanuel Pinheiro no acordo de Cidades Signatárias do Pacto Global da ONU, em 2019.
“O Na Pia Não é um gesto simples que abraçados por todos, fará com que Cuiabá avance nos compromissos da ODS firmados pelo prefeito em 2019 junto ao acordo de Cidades Signatárias do Pacto Global da ONU. Além disso, com o projeto a Secretaria de Turismo implementa o planejamento estratégico e o alinhamento do PPA – Plano Plurianual com a agenda 2030 para que a Capital se torne, no prazo 10 anos, referência mundial como cidade humanizada, sustentável, moderna e de oportunidades com respeito ao meio ambiente”, finalizou o secretário.