CUIABÁ
Pesquisar

Fugas de presos reduzem cerca de 63% em unidades prisionais de MT, segundo Sejus

publicidade

As fugas de presos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso reduziram 62,85% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo números da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

Conforme os dados, foram registradas 13 fugas em 2025, contra 35 do ano passado.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destacou que um dos fatores da redução são as operações frequentes para identificação e remoção de materiais ilícitos, como as armas artesanais, além das mudanças em procedimentos de segurança.

“A administração penitenciária vem reajustando diversos protocolos de segurança. Estamos reforçando os equipamentos eletrônicos e contamos com policiais penais eficientes e atuando com muita dedicação para assegurar a ordem nas unidades prisionais de nosso Estado”, pontuou.

Além da redução no número de fugas, a administração penitenciária efetua revistas contínuas para zerar a presença de materiais ilícitos, especialmente os celulares. De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 405 operações nas 41 unidades prisionais de Mato Grosso.

Leia Também:  Bombeiros dão voz de prisão a homem que ateava fogo em terreno de Paranatinga

No mesmo período, foram retirados 2.387 aparelhos celulares durante as operações realizadas no Sistema Penitenciário estadual. Em 16 unidades, não foi registrada a localização de celulares; e, em outras sete, foi encontrado apenas um aparelho em cada uma.

O secretário Vitor Hugo Bruzulato apontou que o resultado é reflexo do trabalho intensificado desde o início do programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas, do Governo do Estado, como uma das estratégias para redução dos índices criminais e aprimoramento da segurança no interior das unidades prisionais de Mato Grosso.

Leia mais do balanço semestral

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Slide anterior
Próximo slide

publicidade

Slide anterior
Próximo slide